Controle a Pressão: Informações Essenciais sobre Hipertensão e Como Manter uma Vida Saudável

Hipertensão é uma doença muito comum aqui no Brasil, podendo ter mais de 2 milhões de casos confirmados todos os anos, atingindo crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres.

O coração de pessoas diagnosticadas com essa doença começam a realizar mais força em seus movimentos para entregar sangue a todo corpo, pois tem o estreitamento de suas artérias decorrente do acumulo de gordura. Como consequência a longo prazo o coração se dilata, danificando as artérias.

Este exame é solicitado pelo médico para avaliar a presença de anemias, infecções, inflamações, distúrbios de coagulação e outras condições que afetam as células do sangue. Ele é importante porque muitas doenças podem ser identificadas precocemente, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

É muito comum os valores da pressão arterial oscilarem durante o dia, aumentando por exemplo quando praticamos exercícios físicos ou diminuindo caso ficamos em repouso. Geralmente uma pessoa em repouso tem sua pressão abaixo de 14/8, mais comum ainda em torno de 12/8, sendo assim é classificado como hipertenso uma pessoa que tem sua pressão em repouso acima de 14/8. Hipertensos tem o maior risco de apresentarem problemas que comprometam seus sistema vascular, como AVCs e Infarto.

Para o realizar o tratamento da hipertensão é muito fácil, são utilizados medicamentos e algumas mudanças simples no habito de vida do paciente, como a pratica constante de exercícios físicos, uma dieta sem exagero de bebidas alcoólicas, sal, além de controlar o estresse e o peso.

 

Agora vamos a alguns mitos e verdades sobre esta doença

  • Cortar o sal da alimentação evita o aumento da pressão arterial?

Não, o sal que adicionamos a nossa alimentação é apenas um dos fatores que podem aumentar a possibilidade de ter hipertensão, então tirar somente ele pode não adiantar muita coisa. É preciso ficar alerta também com o sódio presente em alimentos industrializados por exemplo.

 

  • O estresse pode aumentar a pressão arterial?

Sim, passar por situações estressantes é um fator de risco para agravamento do quadro uma pessoa que tem hipertensão, inclusive podendo causar infarto.

 

  • A hipertensão é mais comum em mulheres?

Não, cerca de 35,8% dos homens brasileiros tem hipertensão, contra 30% das mulheres mas após a menopausa, a situação muda para maior proporção de mulheres. Isso acontece pois nesta fase há diminuição do hormônio estrogênio que é responsável por proteger e equilibrar o sistema arterial.

  • A hipertensão é passada de geração em geração?

Sim, a hereditariedade é um grande fator de risco quando se trata de hipertensão, quando somente uma das partes tem a doença, seus descendentes tem 25% de chance de ter a doença, já quando tanto o pai quanto a mãe tem, o risco aumenta em 60%. Caso este seja sua realidade, é recomendado afastar-se de fatores que podem impulsionar a doença como, cigarro, bebidas alcoólicas e comidas com alto teor de sal e gordura.

  • Como posso descobrir o diagnóstico de hipertensão?

Como a hipertensão é uma doença silenciosa o diagnostico é feito através de aferições frequentes da pressão arterial ou pelo exame MAPA, que se trata de uma medição da pressão feita por 24 horas seguidas feita por um aparelho conectado ao paciente.