Desvendando a Anemia: Causas e Tratamento

Anemia nada mais é do que uma deficiência de hemoglobina na corrente sanguínea causada por falta de nutrientes como ferro, zinco, proteínas e vitamina B12.

A anemia é definida como uma condição onde o organismo apresenta poucos glóbulos vermelhos em sua composição, causando cansaço repentino, falta de memória, tontura e franqueza. Ela pode ser aguda ou crônica, possuída de forma hereditária ou não.

Esta condição é caracterizada como aguda quando há perda expressiva de sangue em um curto espaço de tempo, como por exemplo em sangramentos gastrintestinais, acidentes ou cirurgias. Crônica quando são provocadas por doenças como talassemia, anemia falciforme ou distúrbios como endometriose e adquiridas ou possuídas quando o organismo da pessoa esta com alguma deficiência nutricional tal como a falta de vitamina B12, ferro e ácido fólico.

As anemias podem ser classificadas de acordo com o volume corpuscular médio através de um exame de sangue, ou analisando o tamanho das hemácias, em normocíticas, macrocíticas e microcíticas.

Os principais sintomas da anemia incluem:

  • Fadiga e fraqueza: Uma sensação constante de cansaço e falta de energia, mesmo após repouso adequado.Palidez: A pele pode apresentar uma tonalidade mais pálida do que o normal.
  • Tontura ou vertigem: Sensação de desmaio ou perda momentânea de equilíbrio.
  • Falta de ar: Dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento, especialmente após atividades físicas leves.
  • Dor de cabeça: Dores de cabeça frequentes e persistentes podem ser um sintoma de anemia.
  • Batimento cardíaco acelerado: Palpitações ou sensação de que o coração está batendo mais rápido do que o normal.
  • Unhas quebradiças: As unhas podem ficar frágeis e quebrar facilmente.
  • Língua inflamada: A língua pode ficar vermelha, inchada e dolorida.
  • Mãos e pés frios: A má circulação causada pela anemia pode fazer com que as extremidades fiquem frias ao toque.
  • Irritabilidade: Mudanças de humor, irritabilidade e dificuldade de concentração.

É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de acordo com o tipo e a gravidade da anemia, e apenas um médico pode realizar um diagnóstico preciso com base em exames de sangue e histórico médico do paciente. Se alguém apresentar alguns desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados.