Entenda “Do que o sangue é composto?”

O sangue é um fluido corporal que percorre todo organismo e tem como principal objetivo transportar oxigênio para os pulmões e eliminar o gás carbônico das células.

O sangue é um tecido vivo de cor vermelha e textura viscosa que percorre todo o corpo levando nutrientes e oxigênio para todos os órgãos. Tento uma matriz liquida denominada plasma, onde se encontram outros elementos do sangue como plaquetas, hemácias e leucócitos.

Além de levar nutrientes e oxigênio para todo corpo, ele também é responsável pelo transporte de resíduos do metabolismo, defesa e equilíbrio da imunidade, através dos leucócitos e coagulação sanguínea, por meio de plaquetas.

O sangue é composto por plasma e elementos celulares. O plasma, a parte liquida é composta de água, íons, sódio, potássio, cálcio, magnésio etc. As hemácias ou glóbulos vermelhos são a maioria em nosso organismo, sendo ricas em hemoglobina, pigmento responsável pela cor avermelhada do fluido e pelo transporte de oxigênio.

Já os leucócitos popularmente apelidada de glóbulos brancos são incolores e tem como principal função defender nosso organismo, criando anticorpos e fagositose, fazendo suas células ingerirem partículas invasoras grandes como os micro-organismos. Também tem como função, atravessar vasos sanguíneos e atuar na regeneração de tecidos lesionados. E por fim as plaquetas, que são fragmentos de células da medula óssea em formato de pequenos discos, tendo como função coagular o sangue e ajudar os glóbulos brancos a repararem danos nos vasos sanguíneos.

O sangue humano é produzido na região interna dos ossos, onde está localizada a medula óssea, podendo ser separada em dois tipos, medula óssea vermelha e amarela. A medula óssea vermelha, é a grande responsável pela produção de células sanguíneas através de um processo chamado de hemocitopoese.

Leia mais sobre algumas doenças relacionadas ao sangue